No geral, a melhor maneira de resolver um problema envolvendo cobrança indevida, que gerou a negativação do nome indevidamente ou não, é entrando em contato pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa em questão. É aconselhável que anteriormente ao ajuizamento da ação seja feito o contato com o estabelecimento pedindo a exclusão do nome do Serasa, SPC e outros, sendo prudente anotar o protocolo das ligações e sempre que possível fazer os contatos através de e-mail, redes sociais (facebook, twitter e outros) para que seja provada a tentativa de resolver a questão de maneira amigável sem a necessidade da lide.
Se você honrou com o pagamento de uma fatura e mesmo assim o recebimento não fora acusado ou até mesmo recebeu uma cobrança indevida e por consequência obteve seu nome negativado indevidamente no SPC ou SERASA, você deve, através de medida judicial pedir ao Judiciário que declare a ilegalidade da situação e uma liminar que determine aos cadastros de proteção ao crédito (SPC, SERASA e outros serviços de proteção ao crédito) a exclusão do nome de seus cadastros.
O nome negativado, de forma indevida, poderá causar uma série de problemas, como te impedir de pedir um empréstimo, você pode entrar com um pedido de indenização. Se com todos estes cuidados ainda assim não for possível eliminar as restrições e negativação, será cabível o processo judicial e o pedido de indenização pelos danos morais.